Páginas

ICONES OU IDOLOS

Você, querido jovem, que neste momento se dispôs a ler esta formação num blog da internet, saiba: Deus deseja falar-te algo importante! Não é jogo de palavras ou técnica psicológica, mas pense em quantos sites ou homepages diferentes você poderia ter entrado, mas algo te encaminhou para ESTE BLOG! Sem que você ao menos desconfie, já está experimentando nesse momento a realidade sobre a qual vamos refletir aqui. Ao menos em parte, numa dimensão prática e reduzida, você começa a vivenciar uma experiência de contemplação e transcendência. Isso mesmo! Num nível muito, muito básico, é verdade, mas assim mesmo você já exerceu um ato de fé, no simples fato de ter entrado na web...

                Bem, acho que tá um pouco difícil compreender a ideia, né? Vamos explicar melhor: você chegou em casa, talvez tenha tomado um banho, comido alguma coisa, ou sei lá o que mais pode ter feito, mas o fato é que você sentou em frente ao seu computador e após tê-lo ligado, precisou selecionar em sua área de trabalho alguns sinais gráficos chamados ICONES para que o PC pudesse executar algum comando programado. Em se tratando de estar lendo esse texto num blog, você clicou no símbolo (ícone) do seu navegador e abriu-se para você um mundo de informações que fica apenas a “one click away”, como dizem os americanos. Ou seja, tudo fica a um clique de distância... Enfim, um pequeno símbolo, sinal na tela do seu computador lhe deu passagem para uma infinidade de possibilidades no mundo virtual. 
Ok? Ainda tá complicado de entender? Então continuemos a reflexão...

 Cristo Pantocrator (Παντοκράτωρ)
                A juventude contemporânea, muito mais do que a de outros tempos, necessita de símbolos, setas, referências, lideres... A JUVENTUDE PRECISA DE ICONES! E o que são ICONES? São imagens que remetem o observador a uma realidade muito maior, muito mais abrangente do que contem em si o símbolo. Os ícones da Igreja Católica Oriental, cada um deles encerra uma grande beleza e significado místico, teológico e doutrinal. Mas sobre isso falaremos numa outra oportunidade. Voltando às comparações do início de nossa reflexão, um ícone na tela de um computador é um símbolo gráfico que condensa todo um complexo processo digital, capaz de grandes façanhas no âmbito prático da informática.
                “Ok, já entendi! Mas... o que tudo isso tem a ver com espiritualidade jovem, ou mesmo com vida cristã?”

                Deixando de lado todo o infantil e datado questionamento protestante a respeito, acusando os católicos de idolatria - apenas como registro, os que desejarem chequem em suas Bíblias a passagem do livro do Êxodo no capítulo 25, versículo 18, e se não satisfeitos, olhem também o livro dos Números, capítulo 21, versos 4 a 9. Sem mais para o momento! – a reflexão que aqui quero propor é outra. Como dito anteriormente, a juventude mais do que nunca precisa de referências, de ICONES! Precisa de homens e mulheres, jovens que sejam em suas vidas janelas abertas por onde se possa contemplar o céu que Deus nos chama a viver. Não me sai do coração uma frase do hino da Jornada Mundial da Juventude do ano 2000, que dizia na sua versão em português:


"Nós devedores do passado
Em séculos de história
De vidas entregues por amor,
De santos que acreditaram.
Homens que sonhando alto
Nos mostram o Infinito
E que nossa história só mudará
Se for com Jesus...”

                Tal é o ícone que hoje falta aos jovens. A sociedade trata de apresentar-lhes somente imagens ocas, vazias de todo e qualquer valor ou responsabilidade moral para com a juventude. ÍDOLOS cuja essência tem a profundidade de um pires, almas rasas, mesquinhas, volúveis e frívolas, encerradas numa filosofia hedonista, esta sim de culto idolátrico, pois coloca a criatura no excelso lugar do Criador. Se os ícones dos quais nos fala a tradição cristã são janelas abertas para o infinito, estes ídolos não passam de janelas fechadas por cujas frestas vê-se somente um muro que encarcera as almas dos que o cultuam.

                Pois bem, querido jovem... Se você teve a coragem e a curiosidade de chegar até este ponto de nossa reflexão, não tenha dúvidas: DEUS TE CHAMA A SER UM ICONE! DEUS TE CHAMA A SER APÓSTOLO PARA A SUA GERAÇÃO! “Mas e as dores e pecados que eu vivi e ainda vivo?” você pode estar se perguntando. E aqui vai a resposta: Deus tem te garimpado há muito tempo entre os seixos e cascalhos nos quais você se deixou prender, e tem buscado fazer você uma alma rara, tal qual Ele o criou, alma em cujo centro habita “violentamente” o sacrossanto mistério da Santíssima Trindade, ansiosa por revelar-se a tantos outros jovens por meio da sua vida.


É tempo de vida! Tempo de dar a vida!
O sim que demorarmos a dizer
Tornar-se-á dor e vazio em nós – e isto, eu o sei bem...
Deus nos convida, nos convoca a sermos ICONES!
Deus te convoca a ser ícone, jovem!
Seus amigos, parentes,
Gente que você sequer conhece
Precisam ver o céu que habita em você
E serem incendiados pelo brilho de santidade em seus olhos,
Pelo fogo abrasador do Amor do Deus Altíssimo em sua vida!

DEUS NOS CHAMA A SER ICONES!



Com carinho e orações,
No Imaculado Jardim do Coração da Virgem Santíssima
Roberto Amorim, indigno escravo por amor

2 comentários:

  1. Beto,
    OTIMO texto...reflexão clara e de facil acesso a nós jovens "modernos"onde passamos maior parte de nosso tempo em frente a esse "mundo"...
    sera um sucesso...

    Busco o céu e o q nele a de mais preciosso...
    Léo Lopes

    ResponderExcluir
  2. Você meu querido amigo é um icone humilde e amoroso no seu servir e no seu ser, sei que procura andar nos caminhos do Senhor sem cessar, mas sei também que não é fácil caminhar.
    Mas tenhoa a certeza de que Deus de dá forças para caminhar e ser testemunha do amor !!!

    ResponderExcluir