Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas...

A amizade é um dom do amor. Surge sem escolha e, muitas vezes, une pessoas completamente diferentes. Quem ama respeita, compreende e admira o que há de diferente e especial no outro. Amizade verdadeira não sufoca, não oprime, amizade de verdade constrói, potencializa, engrandece.


Todos nós precisamos de amor puro uns dos outros, os homens precisam receber o amor puro das mulheres, as mulheres precisam receber amor puro dos homens. Fomos criados para amar e receber amor. Precisamos do amor puro dos amigos.
Amigo não é um conhecido. Amigo é amigo. Consegue nos corrigir, dizer as coisas como elas são, as verdades que não queremos ouvir. Até ficamos chateados, nos afastamos, mas passam as horas, os dias e… voltamos atrás, nos entendemos, nos humilhamos e tudo muda. Falando em mudança, amigo tem o poder de nos transformar e faz isso porque nos conhece e nos ama como somos.

O livro “O pequeno príncipe” entrou na minha história quando tinha 8 para 9 anos. Uma riqueza para toda a vida e todas as idades. Confira essa beleza lendo este trecho, um diálogo bem verdadeiro entre o príncipe e a raposa sobre amizade:
O pequeno príncipe vivia só em seu planeta. Como não suportou mais a falta de um amigo, saiu à procura, por todo o Universo, de quem o compreendesse e aceitasse sua amizade. Chegou a Terra e ficou parado, próximo a um trigal, à espera de alguém para conversar. Uma raposa apareceu e exclamou:
- Bom dia!
- Bom dia! Quem é você? É tão bonita de se olhar!
- Eu sou uma raposa.
- Você quer brincar comigo, raposa? Eu estou tão triste!
- Eu não posso brincar com você. Ainda não fui cativada.
- O que significa ser cativada?
- É algo que as pessoas quase sempre esquecem. Significa estabelecer laços.
- Estabelecer laços? Como assim?
- Para mim, você é apenas um menininho, e eu não preciso de sua companhia. Para você, eu não passo de uma raposa, mas, se você me cativar, então nós precisaremos um do outro.
A raposa olhou fixamente para o pequeno príncipe durante muito tempo e disse:
- Por favor, cative-me.
- O que devo fazer para cativar você?
- Você deve ser muito paciente. Primeiro você vai se sentar a uma pequena distância de mim e não vai dizer nada. Palavras são fontes de desentendimento. Mas você se sentará um pouco mais perto de mim a cada dia.
Então o pequeno príncipe cativou a raposa. Depois chegou a hora de ele partir.
- Oh! Eu vou chorar! - disse a raposa.
- A culpa é sua. Você mesma quis que eu a cativasse. Adeus!
- Adeus! Antes, vou contar a você um segredo: nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. As pessoas se esquecem dessa verdade. Mas você não pode esquecê-la. Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa.
Este questionamento precisa nos acompanhar nas amizades que temos: “O que devo fazer para cativar você?” Vai nos ajudar a sermos melhores uns para com os outros e querer o bem do outro, isso sim é amor.
Não se força a barra para cultivar uma amizade, ela é um presente, é um dom de Deus, é uma graça. Onde estão os seus amigos? Somos eternamente responsáveis por eles… e precisamos tornar visível o que é essencial para nós.

“Amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro!” (Eclesiástico 6, 14)

Dia 20 de julho é dia do amigo e até lá podemos fazer muito…

CONVIDO VOCÊ A DEIXAR AQUI NOS COMENTÁRIOS OS NOMES DOS SEUS AMIGOS PARA QUE POSSAMOS REZAR JUNTOS POR AQUELES QUE O SENHOR NOS DEU DE PRESENTE. E SE HÁ NECESSIDADES, COLOQUE, POIS NOS DISPOMOS A CLAMAR PARA QUE O CÉU SE ABRA E DELE VENHA TODAS AS GRAÇAS QUE OS NOSSOS AMIGOS PRECISAM!

2 comentários:

  1. Oi, Rô!!!
    Paz e Bem!

    Como você tá?
    Então...
    Saint-Exupery sempre foi responsável por mim!
    rsrs

    Na verdade, essa formação humana que ele dá serve para entender que Deus é mais humilde do que imaginamos!
    Uma santa semana pra vc, meu filho do coração!

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por esse mistério do pequeno príncipe..
    Então... sem palavras p/ esse texto Beto..
    Amo-te kerido..
    abraço forte amigoo!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir