Páginas

Todo tempo vivido sem amor é vão...


Hoje mais do que nunca, começo a compreender e experimentar que Deus é além do tempo. Algo tão lógico que Deus me faz compreender na vivência do hoje e esperando sua vontade se realizar em minha vida. Não compreendia a força que o tempo exerce sobre os fatos que cometemos e respostas que ainda estão por vir, mas Deus tem o controle de tudo. Para Deus não existe passado, presente, futuro, hora, dia, mês e ano. Encontro aí à limitação do homem que quer compreender o que sempre existiu: Deus. Deus é o eterno, aquele que é, Senhor do tempo! Deus sempre será! Nossas limitações nos prendem no começo e no fim, mas Deus sempre existiu desde todo o sempre. Para ele, todos os momentos do tempo estão presentes no hoje e o nosso papel é apenas acolher essa verdade e não compreender, pois Deus é infinitamente maior do que tudo aquilo que possamos compreender.
A vida é marcada por medidas criadas pelo homem. Através do tempo temos a noção de estar envolvidos no passado, no presente e no futuro que há de vir. Durante esse tempo temos o livre arbítrio de fazer escolhas para nossa comunhão com Cristo e com o próximo. A melhor coisa a fazer durante o tempo é amar e esperar... Pensar nisto, me faz compreender que temos um tempo limitado, que é a vida, para fazer boas ações e ganhar o céu. A vivência do hoje me dá a certeza de estar no sempre que Deus me sonhou, ele me desejou desde sempre. No meu interior brota uma rica definição do que seja tempo: é o instante apropriado para que nós realizemos algo em nossa vida ou algo se realize em nós por desejo de Deus. O difícil é saber esperar, pois o tempo sempre é a resposta para tudo o que precisamos.
O tempo passa... Não pára! Percebo, no entanto, que realizei muitas coisas boas e quero realizar mais ainda, mas também percebo fatos que poderia ter dado o melhor de mim e não dei, poderia ter evitado e não evitei. O tempo se encarregou de ter transformado tudo isso que vivi em passado.
Mas e minhas lembranças? O tempo não as levou, ficaram guardadas aqui dentro do meu consciente e muitas no meu inconsciente. O que faço? Nestes momentos, vale lembrar que Deus é rico em bondade e misericórdia e não nos acusa daquilo que vivemos e nos arrependemos, ou seja, o que o tempo não faz, Deus está pronto para fazer. 
O tempo é a resposta de Deus e com ele somos formados. A vida é marcada por instantes que o tempo se encarregou de fazer. O que está acontecendo agora é um momento único que, se não aproveitado com sabedoria e intensidade, pode comprometer toda a nossa vida. A certeza que tenho em meu coração é que “embaixo do céu existe um tempo para cada coisa”, como diz a Sagrada Escritura.
Sabe onde podemos encontrar as melhores e eficazes respostas para a nossa vida? No tempo! Não queira correr contra o tempo! Porque as respostas virão cada vez mais eficazes quando o tempo se encarregar de trazê-las no tempo certo. E isso não é redundância, é fato. É sabedoria parar, refletir e aceitar no hoje que o tempo é a resposta para o amanhã. E  afirmo também, que nem sempre o tempo virá com as respostas que desejamos. E aí  então, isto me fará estacionar na vida?  Jamais! Vou construir a minha história com o novo que Deus me dá, me adaptando à Sua Vontade. O tempo não me espera, mas preciso dele para ser bom naquilo que Deus quer de mim e me propõe a cada dia. Para sermos o que Deus quer, só temos o dia de hoje.

Termino essa formação com o pensamento de Santa Terezinha do Menino Jesus que soube viver cada instante da sua vida com intensidade e a capacidade de viver da melhor forma. Assuma está frase para sua vida:  

“Minha vida é só um instante, uma hora passageira. Minha vida é só um dia que me escapa e me foge. Tu sabes, oh, meu Deus: para amar-te nesta terra, tenho o dia de hoje tão somente!”

Aproveite este instante único que está passando pela sua vida com o amor. Todo o tempo vivido sem amor é vão... É tempo de amar, de se doar... É tempo de viver!

Fabrício Santos
15/04/06.

4 comentários:

  1. É TEMPO DE ACEITAR JESUS !
    muito lindo aqui ! ... adorei querido

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo mesmo!
    parabéns ao autor..
    "Deus é o instante que não passa!
    acreditemos nisso.
    Paz e Bem a todos!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhada estou ao ler este texto! Parabéns e agradecimentos ao autor por nos proporcionar esta reflexão tão imediata ao amor de Deus!

    ResponderExcluir
  4. Roberto, tive a oportunidade de ler alguns textos seus, por intermédio do Gilberto (do JAPAC). Você escreve muito bem, o "Afetividade Transfigurada" me comoveu bastante.
    Que Deus conserve este dom em você!
    Desejo o mesmo ao autor deste texto.

    ResponderExcluir